Realizou-se nos passados dias 8 e 9 de Outubro o II Meeting de Orientação Dão Lafões – Satão 2016. Com a organização do Clube de Orientação de Viseu, Camara Municipal do Satão e Federação Portuguesa de Orientação, o evento contou com 3 etapas, sendo duas delas a contar para o ranking da Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre.
O mapa do Srº dos Caminhos, utilizado pela primeira vez no Portugal O’meeting 2012, foi palco das 3 etapas. Um mapa com excelentes condições para a prática da modalidade e que permitiu apresentar aos cerca de 400 atletas percursos desafiantes e muito exigentes tanto tecnicamente como fisicamente.
Sábado, decorreu a distância média onde Mariana Moreira do Clube Português de Orientação e Corrida (CPOC) e Diogo Miguel do Ori-Estarreja levaram a melhor, ganhando os escalões de damas elite e homens elite.
Ainda no sábado e durante o início da noite, decorreu um mass start noturno onde todos os atletas partiram juntos num percurso noturno pela floresta do Srº dos caminhos. Uma etapa extra ao troféu mas que acrescentou valor ao evento e permitiu aos inscritos desafiarem-se a si próprios. No escalão difícil, as vitórias sorriram para Inês Domingues do COC e Rafael Miguel do Ori-estarreja.
Já no domingo, realizou-se uma prova de distância longa, onde Mariana Moreira mais uma vez se impôs na elite Feminina. Já na Elite Masculina a vitória foi para o Finlandês Ansi Vesanto, com escassos segundos de vantagem sobre Rafael Miguel do Ori-Estarreja.
No somatório das duas etapas, a vitória foi para Mariana Moreira do CPOC e Ansi Vesanto da Finlândia. Já por clubes, o Clube de Orientação do Centro foi a equipa com mais pontos.
A Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre 2016 termina em Novembro, com a realização do Campeonato Absoluto em Viana do Alentejo.
(Fotos: Isabel Saraiva)