Clube Organizador
Clube de Orientação de Viseu – Natura
Co-Organização
Câmara Municipal do Sátão; FPO – Federação Portuguesa de Orientação, IOF – Federação Internacional de Orientação
Direção de Prova
Diretor de Prova: Miguel Nóbrega
Supervisor FPO: António Amador
Diretor Técnicos: Rui Martins
Cartógrafos: Raquel Costa e Mario Rodriguez
Traçadores de Percursos: Rui Martins, João Moura, Rafael Silva e Susana Almeida
Model Event:
– Mapa do Srº dos Caminhos, mapa muito próximo do local do evento;
– Mapas podem ser levantados no secretariado disponível na sexta no Sátão na Casa da Cultura: 40.74136, -7.73426
– Preço por mapa: 4€.
Dorsais:
– O evento terá dorsais próprios que deverão ser utilizados por TODOS os atletas;
– Os dorsais são entregues aos atletas no secretariado;
– A organização não permitirá a partida de atletas sem dorsal, sendo que os atletas nacionais poderão utilizar também o dorsal oficial da FPO.
Partidas:
– Não serão permitidas partidas a atletas sem SI (chip) ou peitoral, ou com um número diferente do constante da inscrição;
– Alterações de SI deverão ser feitas com antecedência por e-mail;
– Alterações de SI nos dias do evento só serão aceites após validação no secretariado e terão um custo de 1€;
– Os escalões Abertos e os escalões H/D10 não têm hora de partida, apenas um intervalo de tempo onde podem iniciar a sua prova utilizando a estação start;
– Não são permitas alterações nos tempos de partidas.
Localização/Direções:
– Os participantes devem seguir as indicações da organização, relativamente aos acessos aos locais dos eventos e ao estacionamento, consultar página como-chegar.
Alojamentos:
– Será disponibilizado pela organização o regime de solo duro no pavilhão de Lamas, Ferreira de Aves, Sátão (ver Como chegar)
– Não é permitido o uso de calçado de competição dentro do pavilhão;
– Não é permitido comer dentro do pavilhão;
– Será disponibilizada uma área para confeção de refeições;
–Alojamento local: http://cm-satao.pt/turismo/alojamento/
Banhos:
– Disponíveis no solo duro (pavilhão de Lamas, Ferreira Aves, Sátão (ver Como chegar)).
Secretariado:
– Funcionará nas arenas das três etapas (consultar horários no programa).
Babysitting:
– Haverá serviço de babysitting nas arenas com o mesmo horário do secretariado.
Bar:
– Haverá serviço de bar no local da arena.
WC:
– Disponíveis nas três etapas.
Controlo Eletrónico
– O SPORTident é o sistema de controlo eletrónico usado nas provas da FPO;
– Será atribuído um SICard aos atletas que não indicarem o número do SICard no ato da inscrição; O preço por dia de inscrição para escalões de competição e de formação será de 1€.Escalões abertos estão isentos desta taxa.
– Os SICards alugados deverão ser devolvidos à organização no final da participação do atleta. A não devolução ou perda do SICard implica o pagamento de uma taxa de 50€.
Seguro:
– Atletas federados na FPO ou FEDO, ou atletas não federados mas residentes em Portugal ou com nacionalidade portuguesa estão cobertos pelo seguro da FPO (estes último deverão fornecer todos os dados requeridos aquando da inscrição). Os restantes não estão cobertos por qualquer seguro.
Recolha de mapas:
– Não haverá recolha de mapas. Apela-se ao Fair-Play de todos os participantes para que não haja troca de informações referentes aos percursos.
Escalões de Elite:
– Se o número de inscritos em Homens Elite for superior a 100, o escalão será dividido em Homens Elite e Homens Super Elite;
– Para tal será utilizado o ranking IOF, atualizado a 31 de Dezembro de 2017.
Sinalização:
– Todos os locais/eventos estarão devidamente assinalados pela Organização com setas laranja e brancas. Os atletas devem seguir as indicações da organização.
Tempo limite de prova:
– Distância Média: 2 horas;
– Distância Longa: 3 horas;
– Sprint: 1 hora;
Regras:
– Poderá consultar o Regulamento de Competições 2017 da FPO em: http://www.fpo.pt/www/images/fpo/regulamentos/fpo/2017_/regulamento%20competicoes%202017.pdf
– A competição rege-se pelo regulamento de competições da FPO. Perante qualquer caso omisso no regulamento da FPO será aplicado o regulamento da IOF.
Prémios:
Meeting de Orientação Dão Lafões:
– Prémio para os 3 primeiros (5 primeiros em Elite) atletas de todos os escalões de competição (Masculino e Femininos) (somatório dos pontos das 3 etapas);
– H/D 10 e 12 não terão prémio de classificação, sendo que todos serão chamados para receber uma lembrança;
– Lembranças para os vencedores dos escalões abertos;
– Troféu para os três primeiros clubes.
World Ranking Event
– Prémios para os 5 primeiros classificados da prova de WRE (Distância Média)