Mensagem do Presidente do Clube de Orientação de Viseu

As terras de Dão Lafões, no distrito de Viseu, demostraram já por diversas ocasiões, apresentar condições únicas para a prática da orientação. Adicionalmente, o excelente clima português no Inverno permite ao pelotão mundial deslocar-se até Portugal para preparar da melhor forma a época.

Após o sucesso de eventos como o Portugal O’meeting 2011 em Viseu e Satão e do Campeonato Mediterrânico de Orientação 2014 em Satão e Aguiar da Beira, onde o Clube de Orientação de Viseu se juntou ao Ori-Estarreja na organização dos eventos, a orientação mundial regressa aos excelentes terrenos do Satão para o III Meeting de Orientação Dão Lafões – Satão WRE 2017.

Um novo e desafiante mapa de floresta em Ferreira de Aves, perto do Santuário dos N. Srº dos Caminhos é o principal ingrediente deste evento. Um terreno diversificado, que varia entre zonas de pinhal, zonas com muito detalhes rochosos e zonas com bastante declive e vegetação prometem exigir aos atletas o melhor das suas capacidades físicas e técnicas. Como não poderia deixar de ser, presenteamos também os atletas com um sprint na vila do Sátão, um sprint que pretende aproximar a orientação dos centros urbanos.

Para além da componente competitiva, não podemos deixar de realçar as excelentes condições que a região apresenta para o turismo. Paisagens aprazíveis, aldeias históricas e uma gastronomia extraordinária são ingredientes que não podem ser desperdiçados.

Posto isto, convidamos todos os amantes da natureza e do desporto a participarem nesta grande festa, seja em competição ou meramente em lazer. Existem percursos abertos adequados para quem quer apenas viver uma nova experiência a solo ou acompanhado.

Até breve!

Presidente do Clube de Orientação de Viseu,

Miguel Nóbrega